A vitamina D é vital na prevenção da osteoporose

A vitamina D é vital na prevenção da osteoporose

Sim, tomar sol e se alimentar de alguns alimentos com vitamina D pode prevenir a osteoporose e outras doenças.

Que tomar sol é importante todos sabemos. Este é o meio mais eficaz de absorver a vitamina D responsável por inúmeros benefícios no organismo. Mas às vezes não é o suficiente, então temos que recorrer a alimentos e suplementos para obter a quantidade de vitamina D necessária para o nosso corpo ter uma eficaz absorção do cálcio, que por sua vez é essencial para a saúde dos ossos e dentes.

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos porosos e isso traz consequências sérias: fragiliza os ossos e deixa vulnerável à quedas e fraturas. Ela é causada pela falta de cálcio e proteína, baixos níveis de estrogênio, hipertireoidismo e outros. Um dos primeiros sintomas são dores nas costas, dores lombares pode até provocar a perda de altura.

Geralmente, as mulheres sofrem mais com essa doença do que os homens, por terem a estrutura óssea menor e porque o estrogênio, o hormônio feminino também é importante, cerca de 3 a cada quatro pessoas com osteoporose são mulheres, e a doença se desenvolve após a menopausa.

Então o melhor é prevenir. Por isso, fique atento aos níveis de vitamina D, se alimente adequadamente e tome sol regularmente.