Um prato colorido enche os olhos de apetite e o corpo de nutrientes

Um prato colorido enche os olhos de apetite e o corpo de nutrientes

Você sabia que as cores dos alimentos identificam os nutrientes?

Comer equilibradamente não é tão difícil, basta colocar alimentos das mais variadas cores no prato como verde, laranja, vermelho, roxo, branco, marrom e verá que terá todos os nutrientes de que precisa e estará se alimentando bem. Quanto mais colorido melhor. Saiba mais sobre as cores, os nutrientes e suas funções:

Os alimentos de cor laranja são fontes de vitaminas A, C e do complexo B, os alimentos alaranjados deixam a pele e os cabelos mais bonitos e melhoram a visão. Possuem antioxidantes que combatem os radicais livres do nosso organismo e ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Então coloque no seu prato: cenoura, laranja, abóbora, caju, damasco, mamão, manga e outros de sua preferência.

Os alimentos vermelhos são fontes de licopeno, o pigmento responsável por sua cor avermelhada, esses alimentos contribuem no combate ao colesterol e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, pois atuam como antioxidante e também combatem os radicais livres em nosso organismo. Eles também são importantes para a circulação do sangue e previnem o estresse físico e mental. Então abuse de: tomate, morango, goiaba, melancia, pimentão-vermelho, cereja, entre outros.

Os alimentos roxos contêm uma substância chamada antocianina, pigmentação associada à vitamina B1 e que ajuda a dar mais disposição, tanto mental quanto física. Eles ajudam a manter a saúde da pele e melhoraram o sistema nervoso, além de prevenir doenças do coração e dos músculos. Então nada de esquecer: cebola-roxa, repolho-roxo, beterraba, uva roxa, berinjela, jabuticaba e figo roxo.

Os alimentos verdes são fontes de cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, C, K e principalmente, são ricos em magnésio. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a prevenir anemias e doenças cardiovasculares, pois auxiliam na produção de glóbulos vermelhos no sangue, além de fortalecer os ossos e dentes. Logo, inclua no seu prato: brócolis, espinafre, rúcula, couve, pepino, agrião, pimentão verde, salsa, ervilha, limão, e muito mais.

Os alimentos brancos são fontes de cálcio, potássio, magnésio, zinco, cobre, ferro, vitamina C e fibras alimentares. Também são ricos em enzimas naturais que ajudam na digestão e possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Por isso, ponha também em seu prato: couve–flor, cebola, nabo, alho poró, nirá, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão.

Os alimentos marrons são ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicérides e a manter estável a glicose sanguínea. Além disso, eles têm substâncias que combatem a ansiedade e a depressão. Então coloque também: aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.