A importância do obstetra

O médico obstetra é o profissional da medicina que acompanha a gestação da mulher. Esse

profissional, muitas vezes, acompanha a gestação desde antes do parto. Para um melhor

cuidado, toda mulher que descobriu a gravidez precisa procurá-lo o mais cedo possível para

que identifique e cuide de prováveis riscos à gestação.

O médico obstetra é considerado o médico da Mulher, pois ele é responsável pelas

orientações relacionadas à sua saúde. Esse médico dá conselhos pré-gestacionais e

acompanha a saúde do feto, o que permite identificar anormalidades precocemente e

possibilita intervenções terapêuticas ainda no útero. Além disso, o acompanhamento do

obstetra passa uma segurança para a mãe e família do bebê.

O trabalho de prevenção é realizado durante o pré-natal, esse processo tem auxiliado na

diminuição das taxas de mortalidade infantil e materna. Essa Assistência pré-natal tem o

objetivo de orientar a mãe quanto às modificações no organismo, modificações de hábitos

alimentares e físicos, e impedir que a paciente fique anêmica. Todos esses fatores,

acompanhado pelo profissional, contribui para um parto mais humanizado e uma gravidez

saudável.

O obstetra deve alertar sempre as futuras mães quanto a doenças que possam afetar a ela e

ao bebê. É muito importante que o obstetra e a gestante tenham uma boa relação e confiança

mútua para facilitar os exames e os encaminhamentos de uma gravidez. Entre os principais

exames utilizados podemos citar: ultra-sonografia, dopplerfluxometria, cardiotocografia. Além

de exames laboratoriais maternos, os mais importantes são as sorologias que visam identificar

a presença de agentes infecciosos como vírus, bactérias ou protozoários. Esses exames ajudam

a diagnosticar e tratar patologias que são comuns durante a gravidez.

Você lembra do nome do seu obstetra? Parabenize-o pelo seu dia.